FESTIVAL HOLI - ÍNDIA
O Holi é o uma das datas mais importantes para o povo da Índia. Anuncia a chegada da primavera, e é celebrado todos os anos no primeiro dia de Lua Cheia entre Fevereiro ou Março. Mas não é só de cores que o festival é feito, a celebração trás mensagens importantes e alguns mitos. Venha com a gente nessa viagem colorida para saber mais.
O QUE É O FESTIVAL HOLI?
É um festival muito importante de origem Hindu, a mais antiga religião da India, mas que também ocorrem em outros lugares como Suriname, Guiana, Trindade, Reino Unido, Ilhas Fiji e no Nepal. Em Bengala Ocidental da Índia e do Bangladesh, é conhecido como Dolyatra ou Boshonto Utsav que significa "Festa da Primavera".
O principal dia, Holi, também conhecido como Dhulheti, Dhulandi ou Dhulendi, é celebrado tem íncio no primeiro dia de lua cheia entre os meses de Fevereiro e Março. Começa na noite anterior com um ritual tradicional, as pessoas recolhem galhos e folhas secas para fazerem fogueiras por todas as ruas, o que simboliza a purificação das maldades. Na manhã seguinte, quando as fogueiras se apagam as pessoas saem as ruas para a celebração munidos de pós e tintas coloridas, jogando um nos outros. As pessoas se cumprimentam dizendo “Holi Hai”.
MAS QUAL É A HISTÓRIA?
Para os historiadores o Holi antecede em muitos séculos o nascimento de Cristo e são muitas as lendas que explicam o seu aparecimento, em geral remetendo ao temível Rei Hiranyakashyap ou a Krishna.
Rei Hiranyakashyap
Muito vaidoso, ele queria que todos no seu reino o adorassem, mas foi justamente o seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Vishnu . Hiaranyakashyap combinou com a sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria numa fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. Mas foi Holika quem morreu carbonizada por não saber que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa. O deus Vishnu reconheceu a bondade e devoção de Prahlad e salvou-o. O festival, portanto, celebra a vitória de um deus contra o outro e o triunfo da devoção. A tradição da queima Holika ou o "Holika Dahan" vem principalmente a partir desta lenda, por isso as fogueiras na noite anterior.Radja e Krishna
Holi celebra também a lenda de Radha e Krishna, que descreve o extremo prazer que Krishna teve na aplicação de cor sobre Radha e Gopis. Esta brincadeira de Krishna mais tarde, tornou-se uma tendência e uma parte das festividades do Holi, os pós e as tintas coloridas.
Apesar de esta ser uma festa colorida, existem vários aspectos de Holi, o que o torna tão importante para a cultura da Índia. Embora possa não ser tão evidente, um olhar mais atento e um pouco de pensamento revelará o significado do Holi em mais formas do que aquilo que simplesmente se vê.
Todos celebrarem juntos sem distinções de castas sociais nos dizem muito sobre isso. A grande regra do Holi é alegria e união.
AS CORES POSSUEM SIGNIFICADOS?
Sim. São eles:
Azul - Calma
Verde - Força
Azul - Calma
Verde - Força
Vermelho - Fertilidade
Amarelo - Humildade
Laranja - Otimismo
Rosa - Amor
É lindo demais esse festival. E ele vem crescendo em vários lugares no mundo. E já é possível celebrar essa data em alguns lugares no Brasil. Diz para nós, você já participou de um festival Holi?
Fontes:
HoliFestival.Org | Wkipédia | O Globo | Experimento
É lindo demais esse festival. E ele vem crescendo em vários lugares no mundo. E já é possível celebrar essa data em alguns lugares no Brasil. Diz para nós, você já participou de um festival Holi?
Fontes:
HoliFestival.Org | Wkipédia | O Globo | Experimento
Comentários
Postar um comentário
Envie uma mensagem direta para nós.