ANIMAIS DE PODER


Um dos conceitos mais antigos e primordiais do Xamanismo, também são conhecidos como Totem. Os animais de poder são entendidos como um arquétipo, uma energia guia e de despertar espiritual. O despertar de um animal de poder abre uma profunda conexão com o mais íntimo poder do individuo, proporcionando sabedoria, autoconhecimento e cura espiritual. Veja abaixo detalhes, desde a sua origem até o significado de cada um.



ORIGEM DOS ANIMAIS DE PODER

Os animais de poder estão ligados diretamente ao Xamanismo; não é possível relatar com exatidão a origem da crença nos animais de poder, mas arqueólogos encontraram evidencias de suas práticas desde o período paleolítico. São relatadas adorações aos animais nas pinturas rupestres, ligando assim a crença no xamanismo e ao culto aos animais, além de esculturas, instrumentos musicais e outras evidências antigas. Acredita-se que os Xamãs foram os percursores das artes, sejam elas visuais, musicais ou poesias líricas.

E com toda a certeza essas evidências mostram que essas crenças milenares foram passadas para diversas culturas e filosofias até os dias de hoje.


QUAL SUA IMPORTANCIA

Os Animais de Poder ou Totens, são poderosas ferramentas de sabedoria, autoconhecimento e cura espiritual. Acredita-se que cada pessoa carrega o espírito de um animal guardião que os guia na melhor direção.

Além disso, ao levar a simbologia do animal de poder consigo, o individuo descobre traços de sua personalidade que talvez antes nem eram conhecidas. A manifestação desse animal pode ajudar a enfrentar dificuldades e identificar soluções para os problemas pessoais.

Não só como guias de proteção, os animais de poder no xamanismo aparecem como uma maneira de legitimar as batalhas que essa pessoa esta enfrentando naquele momento. Simbolizando assim a passagem e evolução espiritual do individuo.

Também representam a comunicação entre a pessoa e a essência da criação. Como uma conexão "sobrenatural" gerada desde o nascimento com o plano astral.


COMO RECONHECER SEU TOTEM

Acredita-se que quando uma pessoa vê um animal que chama muito a sua atenção a ponto de causar estímulos físicos é seu encontro com seu Totem. Não importa se o encontro é pessoalmente, por fotos ou filmes, esse encontro causa êxtase e admiração. 

Mas, nem sempre aquele animal que você tanto gosta simboliza seu totem. Para descobrir qual dos animais de poder do xamanismo é o seu mentor espiritual, é preciso fazer uma autoanálise profunda orientada por um profissional. No entanto, com vivências xamânicas e meditações guiadas com tambores também é possível encontrar teu animal espiritual.

É possível conhecer seu animal de poder sozinha. Para isso, você precisa estar profundamente conectada com a sua força interior e ter sua intenção clara dentro de si. Se você chamar por ele com a energia espiritual depositada na sua vontade, ele aparecerá para você.

Mas para o mais indicado para descobrir seu Animal de Poder, é o auxílio de um mestre xamã, que facilita e confirma o encontro do individuo com o seu totem em toda a jornada de descobrimento em um ritual durante a Cerimônia do Despertar do Animal de Poder. Ao encontrá-lo, você passa a ter uma companhia espiritual que te dará a força necessária para ativar sua energia interior, uma vez que os animais de poder possuem a medicina específica para te orientar em todos os processos da sua vida.


O SIGNIFICADO DE CADA ANIMAL

Abelha

Comunicação, trabalho árduo com harmonia, néctar da vida, organização.  Sempre em harmonia com o grupo, a abelha expressa a necessidade de melhorar sua comunicação com o plano espiritual, com a riqueza material, com a fartura. Além disso, é vista a necessidade de procurar mais as coisas do espírito, deixando um pouquinho a maneira obsessiva de organização.

Águia

Conhecida como os olhos do universo, a águia é a visão ampla capaz de auxiliar a ver as questões da forma que são, isto é, sem ilusões. A águia nos ajuda a ver a vida num contexto mais amplo, permitindo-nos tomar decisões e definir metas com clareza e objetividade. Um dos símbolos mais bonitos dessa poderosa ave é fornecido pelos índios Pueblos. Eles acreditam que a águia veio dos céus. Com habilidade para passar por uma espiral através de um buraco no firmamento, ela veio de seu lar, o Sol. Ela nos mostra que devemos planar acima dos acontecimentos mundanos, vendo tudo de cima; nos auxilia a abandonar os aspectos superficiais e ver realmente o tamanho que as coisas possuem.

Para os xamãs, a águia é sempre um aviso de iniciação ou uma jornada espiritual, representa uma grande mudança na vida. As penas da águia são consideradas o mais sagrado instrumento de cura. Elas têm sido usadas durante séculos por xamãs para purificar as auras dos pacientes vindos a eles para se curar. 

Alce

Calma, resiliência e autoestima são sinônimos do alce com um dos principais animais de poder do xamanismo. O alce opta sempre pela energia positiva e pelas relações verdadeiras e honestas, por isso, ele busca criar vínculos duradouros. Além disso, o alce americano é considerado pelos xamãs um convite a reavaliar o futuro, chamado para o estudo e fazer planos. Fazer uso melhor da auto-estima, resiliência e responsabilidade.

Antílope

O Antílope é o conhecimento do círculo da vida, "conhecendo a morte pode-se realmente viver". Ação é a chave e essência do viver. O antílope fala faça agora, tome coragem e vá, não espere mais. O antílope significa ação inteligente.

Aranha

Foi o primeiro ser vivo que desenhou a mandala. É o símbolo da criatividade e das artes em geral. Traz prosperidade em tudo o que faz. Criatividade, a teia da vida, manifestação da magia de tecer nossos sonhos. Aliás, no xamanismo, a aranha é livre para seguir suas próprias escolhas, com garra, coragem e paciência.

Asno

Seja verdadeiramente grato, não reclame da vida e dos fardos que carrega.  Aprenda como solucionar e aprender com os problemas. Saiba que a porta da entrada é a mesma da saída. Cuidado com o comportamento, não desvie de seu próprio caminhar e lute. Não pare, e deixe o hábito de transferir karmas para si.

Baleia

A sabedoria ancestral é o traço mais marcante daquelas que possuem a baleia como animal espiritual. Isso porque ela guarda os registros da humanidade, já que tudo o que um dia passou pela Mãe Terra está preservado em seu subconsciente. Pede para se preocupar mais com o interno do que com o externo. Ela emite sons que equilibram o corpo emocional; simboliza: origem. 

Beija-flor

O beija-flor significa a delicadeza e a leveza do amor como uma mensagem de cura aos corações aflitos. Ao pensar neste animal espiritual, a felicidade, a suavidade, a alegria e a energia positiva vêm à mente. Sempre conectado à espiritualidade, o beija-flor é um animal iluminado e imbuído na fé. Nos convida a encontrar doçura e alegria em cada situação.

Borboleta

Transformação, reconstrução e renascimento são as características que definem esse animal de pode. A borboleta inspira a transmutação, que os estágios são importantes, indispensáveis para a autotransformação. Ela inspira a clareza mental, novas etapas e liberdade.

Boi

Esse animal espiritual simboliza o trabalho honesto e árduo, por isso, o boi costuma conquistar seus objetivos. A sua capacidade de agir com bom senso e reflexão mostra a importância de deixar de lado a teimosia frente às adversidades da vida.

Búfalo

Os xamãs e índios norte-americanos chamam-no de totanka. Considerado como guardião dos segredos, sabedoria ancestral, tolerante, procura a paz e defende sua prole. Muitos animais são sagrados, mais para a maioria das tribos indígenas o búfalo é o mais sagrado entre eles. 

Sempre foi reverenciado como símbolo da abundância, o que nos lembra sobre a gratidão. Pois o sinal que o búfalo nos dá é de que nada se consegue aqui sem a ajuda e que precisamos nos sentir humildes em sua expressão mais profunda para aceitar e receber a fartura. Sabedoria ancestral, esperança, espiritualidade, preces, paz, tolerância.

Cabra

As pessoas que possuem a cabra como animal de poder são sempre bem-humoradas e positivas. Aliás, é com otimismo que vencem as dificuldades e ultrapassam os obstáculos. Ela nos trás a mensagem do despertar através de uma conexão profunda e positiva com a meditação.

Cachorro

O poder do cachorro é traduzido pela fidelidade, sinceridade, proteção e pureza. Sua energia de amor puro acompanha nos momentos mais difíceis, por isso, nunca se sentirá só com um cachorro ao seu lado. É como se seu companheiro mais leal faça parte da sua própria essência.

Camelo 

O camelo é tolerante, calmo, trabalhador incansável e grande amigo da rotina. Conservação, resistência e tolerância representam essa força; nos convida a quebrar a auto-resistência e nos sentirmos mais vivos.

Cangurú 

Representa a proteção maternal. Essa força aparece para nos dizer que nosso espírito necessita ser alimentado com altruísmo. Possuem coragem para seguir em frente em momentos de fraqueza e encontrar na compaixão o vínculo com o plano espiritual.

Carneiros

Pureza, inocência, mansidão, o carneiro ajuda a levar ao encontro dos sonhos. Trás a mensagem do cuidado com os perigos da vida, de agir de maneira mais consciente em suas ações.

Castor

O castor é o executor do reino animal. Ele nos trás a grande lição do fazer, assim como nos ajuda a absorver um forte senso de família e de lar. Com o castor, aprendemos como construir nosso caminho com segurança, alegria, estratégia e equilíbrio. Na construção do seu lar, o castor sempre deixa para si muitas rotas alternativas de fuga. Na prática é uma lição para não ficarmos num beco sem saída.

Cavalo

Os índios americanos diziam: Roubar cavalos é roubar poder! Esse sempre foi o símbolo maior com que se representou o cavalo nas culturas antigas, o poder. Dotado de um espírito livre, o cavalo persegue o caminho correto ao conectar-se com sua força interior.  O verdadeiro poder é a sabedoria achada na lembrança da sua jornada inteira. A sabedoria vem de lembrar caminhos que você tem andado nos sapatos de outra pessoa. Poder interior, liberdade de espírito, viagem espiritual, força e clarividência. 

Cisne

O cisne nos ensina a ser uno com os planos da consciência e confiar na proteção do espírito grande. Se você viu o cisne, ele conduz em tempos de estados alterados de consciência e de desenvolvimento das suas capacidades intuitivas. Graça, leveza, fidelidade, vida, paz, tranquilidade, poderes intuitivos e felicidade. 

Cobra

A cobra ou serpente como animal de poder significa a transmutação e o poder de cura. Além disso, a cobra está ligada à sensualidade e ao renascimento. Com uma alta capacidade de se adaptar, ela troca de pele como uma maneira de mudar velhos hábitos a fim de se regenerar. A serpente traz a força para nos adaptarmos a novas mudanças de vida. Representa a regeneração, ligação com a sexualidade, cura e sabedora.

Coiote

Na tradição indígena, simboliza a capacidade de ver a si mesmo com distanciamento irônico. Ele nos anima a renovar a inocência, mesmo em meio ao caos da vida cotidiana. A acordar a sábia criança interior e responder ao mundo como ela o faria. O coiote ensinará uma boa lição sobre si mesmo. Malícia, artifício, criança interior, adaptabilidade, confiança e humor. 

Coelho

Considerado pelos povos indígenas o símbolo do sustento para o reino animal, o coelho também representa a inocência, fertilidade, medo, abundância, crescimento e agilidade. As pessoas que possuem o coelho como animal espiritual são prósperas e cuidadosas.
 

Coruja

A coruja reflete a sabedoria é simbolicamente associada com clarividência, projeção astral e magia. Sendo assim, esse animal de poder possui o dom de enxergar aquilo que não conseguimos ver e invocar informações inexploradas da consciência humana. Tradicionalmente, a coruja senta no leste, o lugar da iluminação. Representa as habilidades ocultas, enxergar na escuridão, a vigília e a sabedoria antiga.

Corvo

Os antigos chefes indígenas contam que o corvo enxerga simultaneamente os três destinos: passado, presente e futuro. O corvo imerge em luz e sombra, enxergando ambas as realidades internas e externas.  É um animal muito misterioso pela sua aura mágica e perspicaz, pois ele enxerga os seres humanos para além de estereótipos e imagens superficiais. O caminho primordial do corvo fala em ser atento às opiniões e ações. Estar disposto a colocar em ação o que fala, encontrar a missão de vida, e equilibrar o passado, o presente e o futuro. O Guardião da magia representa a predição e assistência espiritual.

Elefante

Sem medo, os elefantes são autossuficientes, por isso, derrubam todos os obstáculos do caminho com confiança e precisão. Isso só é possível por serem animais dotados de uma inteligência ancestral única. Simboliza a resiliência aos obstáculos a longevidade, inteligência e a memória ancestral.

Esquilo

A principal lição que o esquilo nos trás é guardar e estocar energia para o tempo em que dela precisarmos. Ele nos ensina a reservar algo para usar no futuro e a empregar, de maneira adequada, o tempo e a energia. Divertimento, planos futuros, reunião, observar o óbvio. 

Falcão

É o mensageiro da vida e dos sonhos. É o aviso que estamos prontos para trilhar as jornadas espirituais. É o grande espírito mandando mensagens para serem decifradas ou transcodificadas. Precisão, preces ao Universo, mensageiro, observar à distância e oportunidades.

Formiga

A formiga é a estratégia da paciência. A formiga é construtora, agressiva, resistente, tem escrutínio e se sacrifica. Têm consciência de que sozinhos não são nada, mas, embora muito pequenas, junto com sua comunidade podem exercer força poderosíssima. É o sucesso por meio do esforço. Comunidade, paciência, trabalho duro, força, resistência, agressividade, exame cuidadoso.

Gato

Os gatos são animais misteriosos que possuem o poder da mediunidade. Além disso, são habilidosos, independentes e livres, porém, buscam sempre o conforto e o bem-estar. Para entender esse animal de poder, é preciso mergulhar no mundo místico dos poderes ocultos. Entendimento sobre mistérios, poderes mágicos, sensualidade, independência, visões místicas, limpeza. 

Gavião

Os antigos reconheceram este pássaro magnífico de rapina como mensageiro trazendo notícias para suas Andanças Terrestres, o Bom Caminho Vermelho, do mundo dos avós que viveram antes dele. O gavião é um animal observador e forte. Ele representa a importância de enxergar com os olhos internos da alma os sinais enviados pelo universo. Com isso, esse animal espiritual te auxilia na busca pela energia da sua essência na hora de encarar um obstáculo.

Girafa

A girafa possui a facilidade de se conectar com o mundo astral, pois ela possui a visão do universo. Além disso, ela eleva a mente e clareia a consciência com sua energia reveladora. Nos convida a ser uma pessoa mais intuitiva, calma e receber as mensagens elevadas.

Golfinho

O golfinho é o guardião da respiração sagrada da vida e nos ensina como soltar as emoções através da respiração. Ouvir nossos sons internos e entendê-los é parte do que o golfinho pode nos ensinar. Isso porque esse animal espiritual vive em harmonia interna e isso se expressa em seu equilíbrio com a natureza. Através da sua inteligência e do seu amor incondicional, o golfinho te estimula a sempre buscar a sua melhor versão. Associado a pureza, iluminação, telepatia, alegria, sabedoria, amor, harmonia e comunicação. 

Gorila

Gorilas são animais agressivos, firmes e protetores. Por isso, são considerados os guardiões da terra e da espiritualidade. Esse animal espiritual é calmo até o momento que algo ou alguém o ameace.

Guaxinim

Os guaxinins são fascinados por água e gostam de lavar todo alimento antes de ingeri-lo. Com essa limpeza, aumentam sua sensibilidade à comida. Isso nos lembra que devemos limpar e filtrar o que engolimos, sem aceitar tudo como nos vem e sem nos intoxicarmos com o que nos dizem. Bom humor, limpeza, sobrevivência, tenacidade, inteligência, folia. 

Jacaré

Jacarés e crocodilos tiveram ao longo dos tempos uma simbologia mista. Ao mesmo tempo, por causa de sua associação com a lama, ligavam-se ao símbolo do poder da fertilidade, já que a lama é mistura de água e terra, o que propõe uma nova vida a crescer. A ideia inerente a isso é que não pode existir morte sem vida ou vida sem morte. Seus olhos estão no alto da cabeça, ajudando-os a se manter relativamente escondidos pela água enquanto procuram suas presas. Trata-se de outro símbolo de uma visão superior e de enxergar outros, é um animal que possui a agressividade primitiva e um enorme instinto de sobrevivência. Sendo assim, ele sabe como colocar todos os seus pensamento em ação quando for preciso, mesmo sob pressão. Instinto de sobrevivência, o inconsciente profundo, o caos que precede a criação.

Jaguar

O jaguar é o mensageiro entre a alma e as águas da consciência. A busca em profundas águas da consciência, mensageiro, interação entre mente e alma. 

Lagarto

Lagartos são animais místicos e enigmáticos. Não é à toa que acompanham as pessoas sonhadoras e iluminadas espiritualmente. É o lado sombrio da realidade onde seus sonhos são revistados antes de você decidir manifestá-los fisicamente. Otimismo, adaptabilidade, regeneração, sonhos, renovação e transformação. 

Leão

Líder nato, o leão representa força, poder, prosperidade e coragem. Além disso, esse animal espiritual nunca foge de uma batalha quando o assunto é proteção das crias. Por isso, o leão expressa a energia da nobreza, coragem, saúde, liderança e auto segurança.

Leopardo

Segundo a lenda dos xamãs, o leopardo, as onças e jaguatiricas ficam rondando-os nas curas, para não deixar os espíritos intrusos, retirados pelo mesmo, voltarem para o corpo do doente. Promovendo a cura e a persistência, o leopardo é um dos principais animais de poder do xamanismo. Promove conhecimento do subconsciente, compreensão, cura espiritual e agilidade.

Lince

O lince é o preservador de segredos de sistemas mágicos perdidos e conhecimento oculto. Ele tem a habilidade de se mover através do tempo e do espaço e aprofundar-se no Grande Silêncio para desemaranhar qualquer mistério. O lince não é guardião dos segredos, mas o conhecedor destes. Segredos, tradição, conhecimento oculto, ouvir para o crescimento. 

Lobo

Para os povos indígenas, o lobo é o mais fiel dos guias animais, o símbolo do professor da tribo, encorajando-nos a enfrentar novas ideias e projetos. O lobo é um explorador de rotas, precursor de novas ideais que volta para tribo para ensinar e compartilhar o ensinamento. O senso do lobo é muito aguçado e a lua é sua aliada de força. A Lua é símbolo da energia psíquica ou o inconsciente que segura os segredos do conhecimento e da sabedoria. Banhando-se na lua pode indicar o desejo do lobo para ligar ideias novas que estão embaixo da superfície da consciência. O lobo representa o amor e a harmonia entre todos os membros da matilha e a natureza. Além do mais, eles são animais que inspiram lealdade e liderança para guiar os mais novos rumo ao desconhecido. Permite o professor dentro de nós todos aparecer e ajudar os filhos da Terra a compreender o grande mistério da vida. Amor, relacionamentos saudáveis, fidelidade, generosidade e ensinamento representam essa força.

Mariposa

A mariposa possui a facilidade de se movimentar, até mesmo, na escuridão. Os nativos deste animal de poder do xamanismo são dotados da capacidade de transformação e metamorfose frente aos inimigos. Além disso, a mariposa tem a sensibilidade de ouvir as mensagens ocultas do mundo espiritual.

Morcego

Tem o poder de ver a coisas ocultas, mesmo na escuridão ou com os olhos fechados. Pendurado de cabeça para baixo, ele simboliza o aprender a transpor seu eu interior para um recém nascido. Essa também é a posição que os bebês assumem quando vêm ao mundo através do ventre da mulher. Pode significar largar velhos hábitos e assumir uma posição na vida que prepara seu renascimento ou em alguns casos, a iniciação. Em todos os casos, o morcego sinaliza renascimento em alguma área de você mesmo ou a morte de velhos padrões. Renascimento, iniciação, reencarnação, habilidades mágicas.

Onça

A onça é uma grande aliada do xamãs nos rituais de cura, uma vez que ela é capaz de agir com inteligência e agilidade, e atacar sem chamar atenção das suas presas. Além disso, esse animal carrega a energia de proteção dos espaços.

Pantera

A pantera ronda em círculos o curador xamã para devorar o espírito causador da dor. Logo que o xamã o expurga, ele não consegue ultrapassar o círculo da pantera, que o devora como seu alimento. A força que libera os instintos mais primitivos, com isso, representa a energia ligada à coragem, sensualidade e poder. É um excelente mentor para superar medos e encarar desafios, já que possui em si o símbolo do feminino, do poder e da lua.

Porco-espinho

Nas lendas, o porco-espinho exibe muitas qualidades das quais a principal é o poder da fé e da crença, ou seja, a capacidade de mover montanhas, de acreditar numa força maior, que nos faz fluir com os movimentos de nossa vida, e confiar que só o que for melhor para nosso crescimento virá ao nosso encontro. Fé, confiança, inspiração para realizações, dentro da essência. 

Puma

A medicina do puma envolve lições sobre o uso da força na liderança. É a habilidade de liderar sem insistir que os outros o sigam. A responsabilidade não é nada mais que a habilidade para responder a qualquer situação. O pânico não faz parte desta medicina. Força, iniciativa, mistério, silêncio, sobrevivência, velocidade, graça, liderança, coragem. 

Pica-pau

Este animal está ligado ao grande espírito do trovão, controla as pragas e principalmente as formigas e os cupins da alma. Invocado para chuva, regeneração, limpeza, comunicação, proteção. Seu som ao picar a árvore é ligado com os espíritos do trovão, é considerado filho do trovão.

Pinguim

Está mais relacionado com os xamãs do Pólo Norte e Sul. Viver em comunidade, fidelidade, lealdade nos romances. 

Pomba

No cristianismo simboliza o Espírito Santo, paz, comunicação, integração, mensagem. Trás consigo a mensagem da paz espiritual; sorte e felicidade. Paz, luz, pureza, sacrifício, notícias felizes, puras e restabelecimento da saúde.

Raposa

A raposa cria as melhores estratégias para se livrar dos problemas. Ela envolve adaptabilidade, astúcia, observação, inteligência e rapidez nos pensamentos e ações. Estes traços podem incluir também o poder de decidir rapidamente e de ter o pé no chão. Nos ensina a arte da unidade através da sua compreensão, de camuflagem. Habilidade, esperteza, camuflagem, observação, integração, astúcia.  Além disso, a raposa alia a esperteza e a sutileza com o equilíbrio perfeito para tomar as melhores decisões.

Rato

O rato é uma mensagem poderosa para se ter nos dias modernos. Coisas que podem parecer insignificantes para uns, toma importância enorme para o rato. As pessoas com o totem do rato contrariam muitos tipos de medicina porque aparentam ser minuciosos demais. Eles são fixados em metodologia. Versatilidade, alerta, introspecção, percepção, satisfação e aceitação. 

Tartaruga

Nos ensinamentos nativos americanos, a tartaruga é o símbolo mais velho do planeta Terra. É a personificação da deusa da energia e a Mãe eterna na qual nossa vida evolui. Ela, com sua lentidão e grossa carapaça, nos ensina como podemos nos proteger. E também a não nos magoarmos com facilidade. Como ela, devemos nos conectar firmemente com a Mãe Terra, nutrindo-nos para estar firmemente centrados em nosso ritmo e metas. Ela usa a água e a terra, suas duas moradas, para nos ensinar a fluir com harmonia nas situações, estando ao mesmo tempo firmemente ancorados na realidade. Dar chão, estabilidade, organização, longevidade, honra, paciência, resistência, proteção, experiência e sabedoria. 

Tigre

O tigre é um animal caçador, ou seja, ele sabe aproveitar as melhores oportunidades para atacar. Dessa maneira, ele utiliza sua energia estratégica e inteligência para avaliar todas as soluções e tomar uma iniciativa.

Urso

O urso valoriza a família, por isso preza pela proteção da comunidade. Mesmo tímido, esse animal é divertido e brincalhão. Além do mais, ele é o portador da cura física e espiritual e, para o xamanismo, ele é o guerreiro viajante dos caminhos espirituais. Durante sua hibernação ele se reconecta com a Mãe Terra, numa introspecção intensa, para depois ressurgir na primavera da alma, num renascimento, quando tudo está brotando novamente. Nesse período nada do que está lá fora importa, apenas o refazimento, o ato de pensar sobre as atitudes tomadas, acreditando que as respostas estão dentro de nós mesmos. Introspecção, intuição, cura física, consciência e curiosidade representam muito bem essa força.

Urubu

A mensagem do Urubu é de purificação, limpeza profunda. Está ligado ao fogo ou Sol em várias culturas, assim como os xamãs ele usa as energias da terra ao seu favor. Simboliza a vida e a morte, dons proféticos e mistérios.

Vaca

A vaca como animal espiritual simboliza a generosidade, bondade e paciência. Uma protetora do bem-estar da família, esse animal se mostra sempre leal e dedicado à harmonia do grupo. Por isso, a vaca é considerada muito trabalhadora e altruísta ao fazer esforços sem se queixar.

Fontes:
Astrocentro | Portal da Amazônia | Animal de Poder | Reiki Online Brasil | Manual da Cura e da Sabedoria Xamã



Comentários

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *